Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
23/03/2017 às 17h31min - Atualizada em 23/03/2017 às 17h31min

Pedro Taques inaugura a quinta nova escola de 2017

Helson França | Seduc-MT
Junior Silgueiro/ Seduc-MT
O Governo do Estado entregou, na noite desta desta quarta-feira (22.03), mais uma unidade de ensino à população. Situada no bairro Planalto, em Cuiabá, a nova Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda tem capacidade para abrigar 540 alunos por turno de Ensino Fundamental, em 18 salas de aula. É a quinta escola inaugurada pelo Governo desde o início deste ano.

Presentes na solenidade, o governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, destacaram que a busca pela transformação do Estado passa, necessariamente, por investimentos na área educacional.

“É necessário que a educação pública tenha qualidade, para que aqueles que mais precisam possam ter melhores condições de buscar uma vida mais digna. Sabemos que, para isso, é importante valorizar o professor, para que tenhamos mais efetivos. Por isso autorizei a realização do concurso público para a área”, enfatizou o governador, referindo-se ao certame que disponibilizará 5.748 vagas entre todos os níveis de formação.



Marrafon, por sua vez, pontuou que, até o final de 2018, o Governo planeja entregar 150 obras de reforma e construção de novas escolas em todo Mato Grosso.

“Temos consciência de que que grande parte das escolas necessitam ser revitalizadas e que precisamos expandir as unidades, para que todos os estudantes sejam atendidos, e com qualidade. Sabemos que o desafio é grande, mas com trabalho, fé e união, vamos superar os desafios”, afirmou o secretário.

Nova Escola

Resultado de um investimento de R$ 4,5 milhões, a nova Hélio Palma leva o nome do ex-prefeito de Cuiabá (1959-1961), que foi também secretário-chefe da Casa Civil (no governo de Frederico Campos) e consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU).

O empresário Luís César Simões de Arruda, filho de Hélio Palma, lembrou que a homenagem ao pai representa o desejo de se tratar a Educação como prioridade.

“A Educação é o princípio de tudo. É necessário que investimentos como esse sejam cada vez mais frequentes para que o Estado possa avançar verdadeiramente”, destacou.

A nova unidade de ensino do bairro Planalto conta ainda com sala de informática, biblioteca, cozinha e refeitório, dois conjuntos de vestiários e quadra poliesportiva coberta com arquibancada.


 

Segunda a diretora da escola, Eliane Aparecida de Melo, a obra já era aguardada há, pelo menos, seis anos. "Somente nessa atual gestão foi que as coisas começaram a caminhar e agora, finalmente, os alunos podem ter melhores condições de estudo", observou.

Além da nova Hélio Palma, o Governo do Estado inaugurou neste ano as escolas estaduais Mário Duílio Evaristo Henry (localizada no Assentamento Vila Sadia, a 70 km de Cáceres), Dante Martins de Oliveira (Várzea Grande), Filogônio Corrêa (Distrito de Nossa Senhora da Guia, 25 km de Cuiabá), Modelo Santo Antônio (Jaciara). Todas já se encontram em funcionamento.

Pró-Escolas

As entregas fazem parte do Pró-Escolas, o maior Programa de investimentos da história da Educação de Mato Grosso, que, neste ano, conta com um orçamento de R$ 180 milhões para utilização em obras de revitalização e construção de novas unidades.

O Pró-Escolas abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, na redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90