Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/03/2017 às 15h23min - Atualizada em 22/03/2017 às 15h23min

Blitz educativa comemora o dia mundial da água em Barra do Garças

Ronaldo Couto / Araguaia Notícia
Edevilson Arneiro
Dia 22 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 como o Dia Mundial da Água onde devemos parar e lembrar da importância desse bem que Deus nos deu. Na região de Barra do Garças, essa data foi lembrada com uma blitz educativa no antigo posto fiscal de Pontal do Araguaia.
 
O evento contou com a participação do Exército, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal, Rádio Centro América e Companhia de Água de Barra do Garças que distribuíram folhetos destacando a importância do uso racional e equilibrado do água, O material da campanha foi entregue aos motoristas e transeuntes que passaram pela barreira.

Destaque-se também a colaboração da Polícia Militar (PM) durante a atividade educativa. A região de Barra do Garças é uma região abençoada por Deus com cachoeiras, rios, córregos e várias nascentes. Mas todo esse potencial precisa ser preservado e depende claro da consciência do homem. As pequenas ações podem ajudar em casa com mesmo com uso econômico de água para banhar, lavar a casa e o carro.
 
O diretor da empresa Águas de Barra do Garças Claudemir ressaltou que a conservação deste potencial da água depende de todos nós e por isso a campanha foi realizada junto com a população. “Nós queremos conscientizar as pessoas que também temos compromisso em fazer o uso racional da água sempre”, destacou.
 
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU no momento crítico em que reservatórios estão sempre no limite e a população precisa saber que a água potável pode acabar sim.
 
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
 
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »