Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
06/01/2017 às 18h46min - Atualizada em 06/01/2017 às 18h46min

Onça parda morre após ser atropelada em rodovia

G1 MT
Carlos Renato/Arquivo Pessoal
Uma onça parda foi encontrada morta em um trecho da BR-070, no município de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. O animal foi encontrado por moradores da região conhecida como ‘Cinquentinha'. Segundo eles, o bicho foi atropelado na quinta-feira (5) e não havia sido retirado da pista até esta sexta-feira (6).

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou, por meio de nota, que uma equipe foi enviada para fazer o resgate, no entanto, o animal não foi encontrado.

Segundo a Sema, corpo do animal não foi encontrado (Foto: Carlos Renato/Arquivo Pessoal)

Segundo a Sema, corpo do animal não foi encontrado (Foto: Carlos Renato/Arquivo Pessoal)



Segundo Júlio Cézar Torales Trindade, que é proprietário de uma fazenda na região, o animal ficou exposto na pista até a manhã desta sexta-feira. A suspeita é o que animal tenha sido atropelado por algum veículo.

Em nota, a Sema informou que moradores relataram que uma pessoa passou pelo local e levou o corpo do felino. De acordo com o gerente da fauna da pasta, outros dois resgates de felinos foram feitos recentemente no local. “A região é um tipo de corredor ecológico frequentado por felinos, devido a abundância de presas e córregos”, disse.

Resgate de animais silvestres
Desde 2015, mais de 1,4 mil animais silvestres foram resgatados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) em Mato Grosso, entre veados, aves, tamanduás, onças e jaguatiricas.

Os animais resgatados em todo o estado são acolhidos no Centro de Triagem da Sema, localizado em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Desse total, mais de mil animais foram soltos na natureza e 140 morreram.

Entre os animais resgatados estão onças (pardas e pintadas), antas, tamanduás, veados, gatos mouriscos, gaviões de penacho e jaguatiricas.

De acordo com o governo, 151 animais ainda estão no Centro de Triagem e devem passar por exames. Outros 49 bichos já foram levados para criadouros ou guarda provisória e 1.075 foram devolvidos à natureza. A maior parte dos animais resgatados é vítima de atropelamentos em rodovias ou vive irregularmente em casas na cidade.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90