Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
29/12/2016 às 15h51min - Atualizada em 29/12/2016 às 15h51min

Professor de Aragarças usa atletismo para ajudar jovens de baixa renda

Mais Goiás
Formar campeões na vida é a meta de Sivirino Souza dos Santos, de 49 anos, professor da Escola Estadual Mercedes Zétola, de Aragarças, município situado na Região Noroeste de Goiás. O ex-atleta, que competiu em maratonas importantes no Brasil e no exterior, utiliza o conhecimento e a experiência para executar o Programa Desporto Educacional (Prodec). Desde 2014, a iniciativa já atendeu aproximadamente 200 alunos com idade entre 8 e 17 anos, na modalidade do atletismo.

Bem às margens do Rio Araguaia, crianças e adolescentes de baixa renda encontram nos treinos do atletismo uma nova perspectiva de vida. “O que me motiva é saber que meu trabalho muda a vida de crianças e o que recebo em troca é gratidão”, diz o professor.

Durante os 12 anos de atuação em projetos esportivos, os atletas treinados por Sivirino já conquistaram 32 medalhas de ouro em competições sul-americanas, 56 medalhas de ouro em competições nacionais e quebraram seis recordes nacionais escolares. Também constam no currículo do professor o treinamento do 7º colocado na Paralimpíada de Pequim e do 5º colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude 2010, em Singapura.

A diretora da Escola Estadual Mercedes Zétola, Alda Maria, afirma que o trabalho do professor tem mudado o comportamento dos alunos em sala de aula. Eles aprendem, diz ela, a importância de respeitar regras e do “compartilhar”. “Sempre falo que o Sivirino é um orgulho muito grande para a escola. Ele tem experiência enorme no atletismo e uma paixão muito grande pelo que faz. Ele trabalha com os meninos do jeito que eles gostam. Nós não conhecíamos o atletismo e [depois do projeto] começamos a entender o que significa o esporte na vida do aluno”, conta.

Para Sivirino, o trabalho é uma forma de retribuir tudo que o esporte proporcionou a ele. “O esporte me deu oportunidade de fazer um curso superior, rodar o mundo e me tornar gente," comemora.

aragarças

aragarças

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90