Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
01/10/2016 às 18h54min - Atualizada em 01/10/2016 às 18h54min

TRE-MT esclarece: mitos e verdades sobre a eleição

TRE-MT

No Brasil, em anos eleitorais, costumam circular nas mídias sociais informações inverídicas e mitos sobre o processo eletrônico de votação e sobre algumas regras previstas na legislação eleitoral. A culpa não é da rede mundial de computadores, naturalmente, mas, em muitos casos, apenas um modo que algumas pessoas se utilizam para influenciar a decisão do eleitor.

Segundo Nilson Bezerra, Coordenador de Gestão da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, "são inúmeros os boatos que surgem neste período, citando, muitas vezes, fatos não comprovados e fontes não confiáveis, deixando confusas as pessoas mais crédulas, no momento em que elas deveriam estar mais decididas do que nunca".

Nilson Bezerra lista, a seguir, algumas das dúvidas mais frequentes sobre eleições, e traz as respostas como forma de desmistificar alguns mitos e reafirmar algumas verdades sobre o tema.

Se mais de 50% dos eleitores não comparecerem para votar a eleição será anulada?
A abstenção na votação, mesmo em números elevados, não poderá provocar a realização de nova eleição, por falta de amparo legal. Nesses casos, os eleitores que não compareceram para votar perderam a oportunidade de escolher seus representantes, delegando a outros o direito de escolher as pessoas que irão governar em nome de todos (votantes ou não). De certo modo, ainda permitiram a valorização do voto daqueles que compareceram, que proporcionalmente terão um maior peso.

Se mais de 50% dos eleitores votarem nulo a eleição será anulada?
Não. Os votos nulos, assim como os votos brancos, não são computados como votos válidos. Dessa forma, a eleição somente poderá ser anulada caso mais de 50% dos votos, nas eleições majoritárias, forem anulados judicialmente. Exemplo: o candidato vencedor obteve mais de 50% dos votos e foi cassado por crime eleitoral. Nessa hipótese, a Justiça Eleitoral terá que realizar nova eleição no prazo de 20 a 40 dias e o candidato que deu causa ao fato não poderá concorrer novamente.

O voto branco é direcionado para o candidato que está na frente?
Esse mito decorre do art. 106, parágrafo único, do Código Eleitoral (Lei 4.737/65), que determinava que os votos brancos contavam para a determinação do quociente eleitoral. Essa regra fazia com que o quociente fosse maior, dificultando que legendas partidárias de menor expressão alcançassem esse índice e, consequentemente, favorecendo os grandes partidos/coligações, que normalmente lideram a intenção do eleitor. Mas, com o advento da Lei 9.504/97 essa regra foi expurgada de nosso sistema eleitoral.

Voto branco e voto nulo são a mesma coisa?
Do ponto de vista prático são, pois ambos não computam como votos válidos e, portanto, não são utilizados para definir o (s) vencedor(es) da eleição; entretanto, alguns entendem que votar em branco é uma forma de manifestação, uma vez que o eleitor, de maneira deliberada, indica que não optou por escolher nenhum candidato e, de outro modo, no voto nulo há um entendimento de que o eleitor tentou votar e não conseguiu.

Votos brancos e nulos podem influenciar no resultado da eleição?
De certo modo, sim, pois ao votar nulo ou em branco a quantidade de votos válidos será menor e, consequentemente, o quociente eleitoral, nas eleições proporcionais será menor, facilitando que partidos/coligações com baixa densidade eleitoral tenham menos dificuldade de alcançar esse patamar.

O candidato mais votado sempre é eleito?
Nas eleições majoritárias (presidente, governador, senador e prefeito) o candidato mais votado somente não será proclamado eleito se seu registro de candidatura não tiver sido deferido. E nas eleições proporcionais (deputado federal, deputado estadual e vereador), além da hipótese anterior, existe outra possibilidade, pois o Brasil adota o sistema proporcional de lista aberta, onde a legenda partidária elegerá um número de cadeiras no parlamento, proporcional ao número de votos que obteve, e serão eleitos os candidatos mais bem votados da legenda até o limite de cadeiras que obteve. Esse sistema permite, por exemplo, o denominado "Efeito Tiririca", onde um determinado candidato tem uma votação muito expressiva, que ultrapasse o quociente eleitoral, permitindo que candidatos com poucos votos, e pertençam a uma legenda com muitos votos, sejam eleitos em detrimento de outros com mais votos. Como forma de minimizar esse efeito, a reforma eleitoral feita em 2015 determina que nenhum candidato será eleito na proporcional se não alcançar pelo menos 10% do chamado quociente eleitoral.

Na eleição para presidente, governador e prefeito se um candidato tiver mais votos que a soma dos demais ele será eleito em primeiro turno?
Verdade. Como são contabilizados apenas os votos dados em favor de candidatos, sendo desprezados brancos e nulos, se ele tiver mais votos que a soma dos demais candidatos habilitados ele terá a denominada "maioria absoluta" e, portanto, estará eleito sem a necessidade de realização de um segundo turno de votação, no país, nos estados e nos municípios acima de 200 mil eleitores.

Se eu justificar o voto por 3 vezes meu título será cancelado?
Não. Como o voto é obrigatório, todo eleitor que não comparece para votar deve justificar seu voto em uma seção eleitoral localizada em outro município ou em um posto de justificativa e, não sendo possível, deverá, assim que cessar seu impedimento, comparecer perante o cartório eleitoral para apresentar sua justificativa por escrito, que será analisada pelo juiz. Em caso de indeferimento ou ausência de justificativa ele deve pagar uma multa eleitoral. O título somente será cancelado quando o eleitor não vota, não justifica e não paga multa por 3 eleições consecutivas (o primeiro e o segundo turno contam como duas eleições). Assim, apesar de não ser recomendado, ele pode justificar quantas vezes quiser.

Ninguém pode ser preso no dia da eleição?
Segundo o Código Eleitoral, desde cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor pode ser preso, exceto em casos de flagrante ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Os candidatos, mesários e fiscais de partido, durante o exercício de suas funções, não podem ser presos desde 15 dias antes da eleição, salvo no caso de flagrante.

Qualquer eleitor pode ser convocado para ser mesário?
Alguns eleitores não podem atuar como mesários, tais como: menores de 18 anos, candidatos e seus parentes, os membros de diretórios partidários, agentes policiais, os que pertencerem ao serviço eleitoral, entre outros.

Quem é convocado para ser mesário uma vez, será convocado sempre?
Não. A Justiça Eleitoral tem preferência por escolher mesários voluntários e dentre as vagas remanescentes escolher os eleitores mais preparados (melhor perfil), dando preferência para: quem pertence à seção eleitoral, quem tem curso superior, professores e servidores públicos (exceto da Justiça Eleitoral).

O eleitor pode comparecer para votar com a camiseta de seu partido?
Não, pois apesar de ser permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, essa manifestação dar-se-á por meio de uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

Qualquer pessoa que esteja trabalhando no domingo da eleição pode "furar fila"?
Não. Segundo o Código Eleitoral, têm preferência para votar os candidatos, os juízes eleitorais, seus auxiliares, os servidores da Justiça Eleitoral, os promotores eleitorais, os policiais militares em serviço, os eleitores maiores de 60 anos, os doentes, os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida e as mulheres grávidas e lactantes (que estejam amamentando).

Os candidatos e partidos conseguem saber em qual candidato cada eleitor votou?
Não. Segundo nossa constituição, o voto é secreto, como garantia da liberdade ao eleitor na escolha de seus representantes.

No Brasil é proibido o voto em cédulas com urnas de lona?
A votação sempre iniciará com urna eletrônica, mas se houver falha no funcionamento da mesma, e o equipamento substituto também apresentar falhas ou não for possível sua substituição, a votação deve acontecer no sistema antigo, com votação em cédulas em papel que são depositadas em urnas de lona.

O Congresso Nacional pode abolir o uso da urna eletrônica?
Não, pois a universalidade do voto é cláusula pétrea (não pode ser modificada) de nossa Carta Magna, e sem a urna eletrônica alguns grupos sociais, como é o caso dos analfabetos e pessoas com deficiência teriam muitas dificuldades de votar. De qualquer forma, pode haver aperfeiçoamento do sistema de votação.

A urna eletrônica foi inventada para facilitar a fraude nas eleições?
Mito. A urna eletrônica é um dos remédios para uma doença chamada "fraude eleitoral" e só foi inventada porque no Brasil as eleições eram fraudadas com facilidade.

O voto pela internet não foi implementado pelo medo de uma invasão de hackers?
Mito. Com a tecnologia atual seria possível a adoção do voto pela internet, mas esse sistema de votação não é adotado porque o voto deixaria de ser universal, uma vez que alguns locais remotos não possuem acesso à rede mundial de computadores; e porque poderíamos ressuscitar o denominado "voto de cabresto", já exterminado do sistema eleitoral brasileiro.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90