Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
27/09/2016 às 21h23min - Atualizada em 27/09/2016 às 21h23min

Detran implementa serviço de CNH para pessoas com deficiência

24 Horas News

Diferentemente do que alguns acreditam, tratar bem a deficiência não é apenas uma questão de "humanidade", mas sim de respeito e oportunidade a um segmento pouco explorado. Portanto, é o que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) está buscando aprimorar os serviços para Pessoas com Deficiência (PcD's).

Existem no País 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 14,5% da população, segundo o Censo 2000 realizado pelo IBGE. Desse total, 48% apresenta deficiência visual, 23% deficiência motora, 16% deficiência auditiva, 9% deficiência mental e 4% deficiência física.

Com o aumento da procura das pessoas com deficiência para retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Detran têm realizado mudanças que visam melhorar o relacionamento do órgão com essas pessoas.

A primeira mudança é para as pessoas com deficiência auditiva, onde elas poderão ter autorização para dirigir. O procedimento da abertura do processo de habilitação é padrão, sendo o mesmo exigido para qualquer cidadão. A mudança está na prova teórica, onde terão recurso de libras. Não há restrição quanto ao nível de surdez que o candidato possui, é permitido realizar o exame tendo a deficiência 100%.

No início da prova, o vídeo reproduzido para os candidatos terão um tradutor de sinais de libras no canto da tela orientando como o exame deve ser realizado. Este candidato PcD terá o tempo de 1h30 de prova.

Este ano, o Detran realizou teste com o sistema pra validar o novo serviço em Cáceres, onde o primeiro candidato PcD/surdo apresentou interesse em retirar a CNH. O Detran já capacitou 20 servidores com curso básico de tradutor de libras para assistência no atendimento de todos os serviços da autarquia.

Até então, oito localidades estão aptas para realizar a prova para PcD's, sendo elas: Cuiabá (sede), Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda, Sinop e Sorriso.

O serviço de abertura de processo de Habilitação para pessoas com deficiência auditiva já está utilizado na sede e unidades citadas. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90