Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
24/07/2016 às 13h05min - Atualizada em 24/07/2016 às 13h05min

Araguaia: Temporada entra na reta final

O Popular
Cristiano Borges

Na reta final da temporada do Araguaia, a previsão é de que boa parte dos turistas que passarão pelas águas do rio neste ano estará a partir de hoje em Aruanã, cidade que é o principal destino da região. A última semana de férias e a programação mais atrativa de shows, reservada para os últimos dias, fazem a Secretaria de Turismo de Aruanã estimar que cerca de 90 mil pessoas chegarão à cidade neste fim de semana.

“Tradicionalmente, a última semana é a de maior fluxo. Amanhã (hoje), a Caminhada Ecológica chega na cidade. É um evento que traz um número grande de pessoas para a cidade”, afirma a secretária de Turismo de Aruanã, Bibiane Venâncio de Paiva Correa. “Este ano, teremos grandes atrações de shows nos últimos dias, como Zé Ricardo e Thiago (dia 29), Naiara Azevedo (dia 30) e Guilherme e Santiago (dia 31). Isso fortalece e estimula as pessoas a vir ou permanecer em Aruanã.”

Aruanã, a 324 quilômetros de Goiânia, deve receber, segundo a secretária, 300 mil turistas este ano. A estimativa é de 50 mil a mais do que em 2015. “Não acredito que a crise nacional prejudica. Pode até favorecer o turismo local, já que quem planejava uma viagem mais distante acaba optando por locais mais próximos”, diz Bibiane.

A professora Cláudia Bernadete da Silva Matos, de Ituverava (SP), ficará em Aruanã até domingo e aproveitará seis dias à beira do Araguaia. Pela primeira vez, ela e a família visitam a cidade durante a temporada de julho. “Sempre vi o rio cheio, em janeiro. Este ano, vim em março e a água ainda estava bem alta. Agora foi uma surpresa. Não imaginava como o rio abaixa e surgem essas praias maravilhosas”, relata a turista.

Assim como Cláudia Bernadete fez ontem, os turistas deixam Aruanã durante o dia para se esticar nos bancos de areia mais próximos da cidade. A viagem de barco para cinco pessoas custa 70 reais (ida e volta). Os barqueiros trabalham mais levando turistas para a praia do Cavalo, a mais próxima da cidade.

A última semana da temporada também é desafio para as equipes do Corpo de Bombeiros. Neste ano, a ocorrência mais relevante foi o resgate de oito pessoas, incluindo duas crianças, que estavam em canoa em Luís Alves, distrito de São Miguel do Araguaia. A embarcação afundava provavelmente por causa do grande número de pessoas que carregava.

“Não houve episódio grave. Há sete anos não tem morte. Isso ocorre graças ao trabalho de prevenção”, afirma o capitão Luiz Lobo. A corporação monitora sete praias e quatro portos em Aruanã durante o mês de julho.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90