O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-MT) está concentrando os trabalhos de recuperação da BR-070 entre Campo Verde e Primavera do Leste, que incluem a reestruturação da base e a aplicação de novo pavimento, além da construção de 120 km de acostamento entre Primavera do Leste e a Serra de São Vicente.
O trecho foi visitado, nesta quinta-feira, pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT) e, segundo ele, o contrato prevê o recapeamento total da pista em 421 km, entre a Serra de São Vicente (onde a BR-070 se encontra com a BR-163/364) e Barra do Garças.
Os engenheiros do órgão garantem que o tratamento que vem sendo aplicado à rodovia vai garantir vida útil de pelo menos 10 anos. “O acostamento também contribui para isso já que mantém o pavimento mais distante da possibilidade de umidade, além de dar mais segurança aos usuários”, diz Jackson Schenkel, engenheiro do Dnit.
“Com um trabalho de conservação, a vida útil pode ser ainda maior”, explica o superintendente do órgão em Mato Grosso, Orlando Fanaia. Segundo ele, além do recapeamento, o trecho urbano da rodovia, em Campo Verde, também deve receber melhorias nas rotatórias e pistas de acesso aos bairros. Ao total, o projeto do Dnit prevê melhorias em nove intercessões em Campo Verde. Já ao longo dos 421 km entre a Serra de São Vicente e Barra do Garças, o número chega a 45. “Concluído o projeto, vamos licitar essas obras”, garante.
O senador Wellington Fagundes, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2017, disse que já incluiu, em seu relatório, indicação para que o Orçamento da União do ano que vem inclua recursos para a manutenção da BR-070, assim como a BR-158 (que liga Barra do Garças à divisa entre MT e o Pará).
“Esta obra de recapeamento garante mais segurança e conforto aos usuários da rodovia”, disse ele após a visita ao trecho. Na ocasião, o parlamentar recebeu estudo que prevê a federalização e pavimentação de 15 km da MT-140 (entre Campo Verde e a Serra de São Vicente), o que facilitaria o acesso à BR-163/364.