Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
22/07/2016 às 14h02min - Atualizada em 22/07/2016 às 14h02min

Documentário sobre Xavantes será lançado nesta quinta-feira no Araguaia

Agência da Notícia
Agência da Notícia

O filme “Xavante: Memória, Cultura e Resistência”, aprovado no Prêmio Tradições MT da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), será lançado nesta quinta-feira (21/07), às 19h30, no cinema da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, em Barra do Garças.

O filme traz a primeira parte de um conjunto de imagens inéditas sobre os rituais Wapté Monhõnõ e Darini (Wai’á rini), cerimônias que iniciam os jovens xavante na vida espiritual e social da aldeia. Os depoimentos na língua originária priorizam o lugar de fala do indígena no documentário.

Além disso, o filme discute sobre os direitos territoriais, as reivindicações indígenas e o conhecimento sobre a cultura xavante para a comunidade não indígena, buscando sensibilizar o espectador sobre a importância histórica dos povos indígenas no País por meio da preservação da memória e o registro dessas cerimônias essenciais da cultura xavante.

O filme integra um projeto do Núcleo de Produção Digital, Formação Técnica e Difusão Audiovisual (NPD), do Campus Araguaia. De acordo com o diretor do documentário, Gilson Costa, o filme terá duas versões: uma de 26 minutos para a televisão e outra de 33 minutos para exibição em festivais de cinema do País e televisão comunitária. O material também será disponibilizado para a Programadora Brasil e, gratuitamente, para as escolas públicas da região de Barra do Garças e General Carneiro.

“O produto previsto pelo edital, que era a produção do documentário, se multiplicou. Criamos um circuito de exibição e ele ainda será exibido em um festival. Acredito que isso dá ainda mais visibilidade à cultura xavante”, ressalta o diretor.

Debate

Na ocasião do lançamento do documentário, também será realizado o Colóquio: Narrativas e Territórios: Dialogando com o Povo Xavante, que busca explorar os conhecimentos de pesquisa e experiências de campo dos debatedores e do público sobre o conceito de território.

Para o colóquio, foram convidados lideranças e estudiosos da área. Gaspar Waradzeré, liderança Xavante e coordenador da Escola Indígena Namunkurá; Maíra Taquiguthi Ribeiro, graduada em Biologia e indigenista na Fundação Nacional do Índio (Funai) atuando junto às comunidades Xavante na Coordenação Técnica Local de Nova Xavantina; Magno Silvestri, graduado em História e Geografia, professor na (UFMT/CUA), doutorando em Geografia, linha de pesquisa Ordenamento Territorial.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90