Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/07/2016 às 21h08min - Atualizada em 20/07/2016 às 21h08min

Documentário sobre os Catireiros do Araguaia será lançado dia 28/7 em Barra do Garças

Assessoria / NPD UFMT
Reprodução 50 anos dos Catireiros do Araguaia

O documentário Catireiros do Araguaia – uma família no palco, tradição dos pés à cabeça estreia quinta-feira, dia 28 de julho, às 20h, no anfiteatro Fernando Peres de Farias (sede da Prefeitura), em Barra do Garças (MT). A exibição será realizada na abertura do show Viola in Concert que terá a presença do violeiro premiado nacionalmente Arnaldo Freitas, do programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura, que acompanhou por muitos anos a cantora e folclorista Inezita Barroso, que morreu no ano passado.

O documentário sobre os catireiros do Araguaia foi produzido com recursos do Prêmio Tradições MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso (NPD/UFMT), Câmpus Araguaia, o documentário conta a história da família de Araguaiana (MT) que forma o maior grupo de catira do Brasil. 

São cerca de 60 integrantes, filhos, netos e bisnetos que seguem a tradição do casal Joana de Araújo e Orlando Fernandes. Paulistas de nascimento e mato-grossenses de coração, Joana e Orlando vivem há mais de 40 anos em Araguaiana. No Médio-Araguaia, encontraram amigos, um jeito suave de viver e inspiração para as músicas que compõem sobre a rotina simples na roça, a natureza da região, a catira e a viola.

Além do documentário, o projeto também realizou, com recursos do Prêmio Tradições MT, uma apresentação musical dos Catireiros do Araguaia em maio deste ano, em Barra do Garças. A gravação do show e o documentário fazem parte de um DVD que tem direção da jornalista Carina Benedeti, também coordenadora do projeto, e fotografia do professor da UFMT Gilson Costa, coordenador do NPD/UFMT.

Segundo Carina Benedeti, a entrega do DVD às escolas públicas de Barra do Garças e Araguaiana, que também faz parte da proposta, é uma maneira de despertar o interesse das novas gerações por músicas que se diferenciam do padrão musical de mercado atual.

Para o coordenador dos Catireiros do Araguaia, professor Miro Fernandes, o DVD tem importância histórica por registrar a trajetória e a produção do grupo ao longo dos anos.

Mais um evento com apoio do Núcleo de Produção Digital da UFMT coordenado pelo professor Gilson Costa. 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90