Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
20/07/2016 às 15h51min - Atualizada em 20/07/2016 às 15h51min

Quatro cidades do Araguaia decretam situação de emergência por causa estiagem

Gcom - MT
Reprodução A estiagem começa afetar as plantações

A estiagem misturada com frio e ventos na madrugada vem provocando também desespero em algumas comuniddades de Mato Grosso. Seis cidades decretaram situação de emergência por causa dessa estiagem no início de julho: Água Boa, Canarana, Querência e Novo São Joaquim no Vale do Araguaia e mais as cidades de Guiratinga e Cláudia.

A Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, auxiliou os seis municípios a decretarem situação de emergência. A falta de chuva nessas regiões tem causado prejuízos aos produtores rurais e também à população local.

Com o decreto, a equipe da Coordenadoria de Resposta e Reconstrução da Defesa Civil levanta in loco as perdas, avaliando se atingem os índices para o decreto.

As equipes ainda ajudam os municípios nos processos de captação de recursos e auxílio humanitário junto ao Estado e Governo Federal. “Estamos em busca da complementação de relatórios e laudos técnicos a serem encaminhados aos órgãos de defesa estadual e nacional, a partir da decretação de situação de emergência do executivo municipal”, explica o coordenador do trabalho, Benedito de Araújo Gomes.

Outras regiões também passam pelo sofrimento da seca, mas ainda não fizeram a solicitação para intervenção da Defesa Civil Estadual. Entretanto, a equipe segue percorrendo algumas regiões que sofrem com a estiagem.

A Defesa Civil orienta aos municípios que no caso de situações de emergência, encaminhem um ofício solicitando a visita dos técnicos para auxiliar na decretação de emergência e demais processos necessários. O decreto de situação de emergência é emitido pelo executivo do município, homologado pelo Governo do Estado e tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.

Cerca de 20 municípios receberam este ano a visita da equipe da Secid devido à situação precária ocasionada pelas chuvas intensas e estiagem.
 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »