Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
03/05/2016 às 14h26min - Atualizada em 03/05/2016 às 14h26min

Equipe do Senar-MT que percorreu o Araguaia trouxe muitas sugestões na bagagem

Assessoria

Cerca de três mil quilômetros rodados, 17 municípios visitados, mais de 20 reuniões de trabalho realizadas, muitos assuntos alinhados e dúvidas sanadas. Mas não é só isso. Ao longo da viagem também surgiram sugestões de novos projetos, treinamentos e até de novos programas. Este é o balanço da viagem feita pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) pela região do Araguaia.

Além do superintendente da instituição de ensino rural, Otávio Celidonio também fizeram parte da equipe os assessores Benedito de Almeida, Walter Valverde e a coordenadora de comunicação, Elaine Perassoli. Esta é a terceira viagem que Celidonio realiza, este ano, com o objetivo de conhecer a realidade dos Sindicatos Rurais. "Queremos ouvir as solicitações e as necessidades dos representantes dos Sindicatos Rurais que são nossos principais parceiros. Além disso, esta visita nos dá a oportunidade de estreitar a relações, conhecer os parceiros pessoalmente e a realidade de cada município".

Os assuntos abordados durantes as reuniões de trabalho foram os mais variados possíveis. A equipe voltou com muitas sugestões na bagagem. Uma delas é criar um programa que incentive as famílias a se tornarem mais próximas das atividades dos sindicatos rurais e até despertar nas crianças o gosto pelo campo.

Mobilização. Este foi outro assunto bastante abordado nas reuniões de trabalho. Celidonio fez questão de saber como é feita a mobilização para as turmas dos treinamento do Senar-MT e quais os setores em que há mais dificuldades. “Percebemos que mobilizar os médios produtores é uma tarefa um pouco mais difícil”, destaca. "Após ouvirmos os presidentes e mobilizadores vamos pensar em ações para tornar mais fácil este trabalho".

Para os presidentes, a visita da equipe do Senar-MT é importante para sanar as dúvidas e ainda fazer sugestões para melhorar as atividades realizadas em parceria com a instituição de ensino rural. "O pessoal do Senar-MT pode conhecer melhor nossa realidade e, vejo que estas visitas são uma forma de valorizar o Sindicato Rural", ressalta o presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Antonio Fernandes de Mello, conhecido como Tonico.

Assim como ele, o presidente do Sindicato Rural de Santo Antonio do Leste, Olivo Beduschi também aprova as visitas da equipe do Senar-MT aos Sindicatos Rurais. Segundo ele, é uma maneira de suprir as necessidades de cada Sindicato. "Quando os gestores conhecem a nossa necessidade se torna mais fácil de entenderem as nossas dificuldades e, com isso, nos ajuda a termos melhores resultados".

"Ponto positivo". Foi assim que o presidente do Sindicato Rural de Campinapólis, Joaquim José de Almeida vê estas viagens da equipe técnica do Senar-MT aos Sindicatos Rurais. "O trabalho realizado pelo Senar-MT é muito importante para qualificarmos o homem do campo. Quando as equipes da instituição visitam e veem nossa realidade fica mais fácil trabalhar".

As próximas viagens devem acontecer nos próximos dois meses e o objetivo é visitar todos os Sindicatos Rurais. Até agora já foram mais de 40 municípios. Neste mês de abril foram visitados os municípios de Gaúcha do Norte, São Feliz do Araguaia, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Vila Rica, Confresa, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Nova Xavantina, Campinapolis, Novo São Joaquim, Santo Antonio do Leste, Paranatinga, Primavera do Leste e Campo Verde.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)
Notícias Relacionadas »
Comentários »