Araguaia Notícia  Publicidade 728x90
25/11/2015 às 07h28min - Atualizada em 25/11/2015 às 07h28min

Violência contra as mulheres será debatida dia 27/11 em Cuiabá

Escritório do Rádio
Reprodução

Cuiabá sediará sexta-feira (27/11) o evento “Mulheres Mais que Vencedoras”, que traz a capital mato-grossense personalidades de renome nacional luta em defesa dos direitos das mulheres, como a jornalista e escritora Jô Ramos, fundadora do Movimento "Defesa da Mulher" no Rio de Janeiro; a radialista Mara Régia, da Rádio Nacional de Brasília e o cantor e compositor cearense e representante do Instituto Maria da Penha, Tião Simpatia .

O evento, promovido pelo Escritório do Rádio e a União das Mulheres de Mato Grosso (UMMT) em conjunto com vários parceiros, será realizado no Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, a partir das 19 horas, com o objetivo de contribuir para o enfrentamento das principais formas de violência sofridas pelas mulheres, além de discutir ações de promoção dos direitos das mulheres.

Segundo a radialista mato-grossense, Kall Marçal, que será agraciada com o título de “Embaixadora em Defesa dos Direitos da Mulher” durante o evento, é preciso trabalhar para garantir os direitos das mulheres, apoiando projetos de capacitação, geração de renda e agricultura sustentável para as trabalhadoras do campo. Kall lembra outra forma de violência contra a mulher, muito comum no mercado de trabalho. “Quando ela entra, é com salário mais baixo que o dos homens, mesmo ocupando função semelhante”.

De acordo com o Mapa da Violência 2012, pesquisa considerada referência na discussão do feminicídio, uma mulher é morta em condições violentas a cada duas horas no país. O Brasil ocupa a sétima posição num ranking que lista as 84 nações com maior taxa de homicídios femininos. E eles estão acontecendo cada vez mais cedo na vida das mulheres.

Segundo levantamento realizado desde junho do ano passado pelo Núcleo Especializado de Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública de São Paulo, as brasileiras se tornam vítimas da violência, em média, já aos 19 anos. Outro dado alarmante mostra que 106 mil mulheres foram mortas entre 1980 e 2013 no país.

Conferencistas

A radialista Mara Régia comemora em 2015, 34 anos no comando do programa Viva Maria, idealizado, produzido e apresentado por ela nas rádios Nacional de Brasília (AM 980 Khz), da Amazônia (11.780 KHz e 6.180 KHz OC) e do Alto Solimões (AM1.130Kz), todas geridas pela EBC. Pioneiro no debate sobre os direitos femininos, o programa nasceu com o objetivo de falar para as mulheres da periferia de Brasília, mas, depois, alcançou um público mais amplo ao chegar ao Norte do País.

Mara celebra o sucesso da interlocução do programa com as mulheres das mais diversas origens, trabalhando para empoderá-las. “Temos relatos de mulheres que deram a volta por cima, libertando-se, a partir das informações do programa, de condições de subserviência e de violência.”

Jô Ramos - Jornalista, pós-graduação em Sociologia Urbana com licenciatura em Letras, editora chefe da Revista Lapa Legal Rio, diretora da ZL Comunicação, coordenadora de projetos e diretora social da Lola – Latino Organization of Liberal Artists. Fundou o Movimento Defesa da Mulher – Pelo Fim da Violência Contra Mulheres - em 2006, que trabalha pelo fim da violência contra mulheres no mundo. Em 2012 lançou o livro Violência Contra Mulheres. Dê um Basta! e o livro A Mulher e Seus Direitos em 2013. Faz palestras pelo Brasil sobre direitos da mulher e a questão de gênero no país.

Tião Simpatia é cantor, compositor, cordelista e arte educador. Foi alfabetizado aos 15 anos de idade através da Literatura de Cordel no interior de Granja-CE. Concluiu seus estudos na vizinha cidade de Camocim e em 2006 mudou-se para Fortaleza, onde reside atualmente. Hoje, tem na bagagem cinco CDs e dois DVDs. É autor de vários cordéis, dentre eles, o mais famoso: “A Lei Maria da Penha em Cordel” – tendo, inclusive, sido reconhecido pela ONU como obra de grande relevância sociocultural. O artista trabalha em parceria com o Instituto Maria da Penha e já viajou por todo o Brasil e alguns países, sempre logrando muito êxito em suas apresentações.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO “MULHERES MAIS QUE VENCEDORAS”
DIA 27 DE NOVEMBRO/15 – CUIABÁ-MT

Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM

19:00 – Recepção aos Convidados

19:30 - Solenidade de abertura do Evento

20:15 – Cerimônia de Entrega do Título de “Embaixadora em Defesa dos Direitos da Mulher” à Radialista Kall Marçal.

20:30 – Atração Regional – psicóloga e cantora Simone Oliveira

20:45 – Palestra Jornalista e Escritora Jô Ramos - Fundadora do Movimento "Defesa da Mulher" (RJ)

21:15 – Palestra Jornalista e Radialista Mara Régia (Brasília DF)

21:45 - Apresentação cultural nacional com cantor e compositor cearense e representante do Instituto Maria da Penha, Tião Simpatia (Fortaleza-CE)

Mais informações sobre o Evento

Falar com Karollen Nadeska

Fones (65) 3624 9953 - (65) 9612 0504

[email protected]

 

Araguaia Notícia  Publicidade 790x90


Entre no grupo do Araguaia Notícia no WhatsApp e receba notícias em tempo real  CLIQUE AQUI
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Araguaia Notícia  Publicidade 1200x90